14 de jul. de 2010

Vc sabe explicar o que é "FÉ"?

Curiosamente, apesar do conceito de fé existir nas escrituras desde os primeiros dias da raça humana, a palavra "fé", do hebraico "emuná", só é traduzida pela primeira vez nas escrituras, com este sentido, no livro de Habakuk conforme aparece abaixo:

"Eis aqui um soberbo, sua alma não é reta nele; e um justo (que) em sua fé viverá".

A palavra "emuná", com outros sentidos, como fidelidade, confiança, lealdade, etc, é utilizada anteriormente ao livro de Habakuk; contudo, para este estudo, nos interessa o conceito de fé, conforme o texto de Habakuk nos apresenta.
 
Percebemos que a fé, como menção nas Sagradas Escrituras, é posterior à Torah (Lei), onde ela não ocorre com este sentido, porém anterior ao Novo Testamento, embora seja um conceito estabelecido muito antes de sua primeira ocorrência escritural. Hebel (corrompido como 'Abel') é o primeiro homem referido nas escrituras, em Hebreus, com referência ao exercício da fé. Isto é anterior a qualquer acontecimento terreno mencionado nas Sagradas Escrituras, após a queda do homem.

É bom destacar que a palavra hebraica "emunáh" traz em si diversos significados, que de forma alguma estão separados da fé, quais sejam: veracidade, sinceridade, honradez, retidão, fidelidade, lealdade, seguridade, crédito, firmeza e verdade. Diante de todos estes significados, podemos compreender melhor as razões pelas quais o Criador nos diz:  que sem "emunáh" é impossível agrada-lO.

O que é fé ?

"Ora, a fé é a certeza das coisas que se esperam, e a convicção de fatos que se não vêem". - Hebreus 11:1

Não creio que possa haver melhor definição para a fé do que as próprias escrituras nos fornecem em Hebreus.

Primeiramente, as escrituras nos apontam para uma certeza de que sucederá o que esperamos; e, em seguida, nos apontam, mais claramente ainda, na direção de que nossa esperança e convicção devem ser baseadas em fatos. Esta é uma palavra chave para o entendimento da fé: "FATOS". Assim, antes de entendermos o que é fé, precisamos entender o que é um fato.

O fato dos fatos!!!

Jesus Cristo é o Filho de Deus Jeová e nosso Salvador, tendo morrido pelos nossos pecados e ressuscitado conforme as profecias. Este é o fato dos fatos, cuja fé nos torna justos aos olhos de Deus, portanto, dignos de participar da vocação e eleição de filhos em Seu Reino. O homem entrou em condenação eterna pelo pecado. O homem entra na vida eterna pela fé no fato acima. "Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus Pai por nosso Rei Jesus Cristo o Messias, por Quem obtivemos também nosso acesso pela fé a este imerecido favor no qual estamos firmes, e exultemos na esperança da Fé- Romanos 5:1-2


Como se adquire fé ?

"Porque: Todo aquele que invocar o  nome do senhor será salvo. Como pois invocarão Aquele em Quem não creram? e como crerão nAquele de Quem não ouviram falar? e como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? assim como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam boas novas! Mas nem todos deram ouvidos à Preciosa Mensagem; pois quem deu crédito à nossa pregação? Logo a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus- Romanos 10:13-17

A fé entra em nossos corações pelos ouvidos, e não pelos olhos. Não é vendo que cremos, mas sim ouvindo. É claro, precisamos entender que quando dizemos que a fé entra no coração pelos ouvidos, e não pelos olhos, o que estamos realmente dizendo é que não podemos e não devemos ver os fatos para crer neles, mas apenas tomar conhecimento sem ver, para então termos fé. Como ouvirão, se não há quem pregue? Isto é básico e bastante lógico, porque se não houver quem nos dê conhecimento dos fatos, como poderemos tomar conhecimento deles?

Como crerão nAquele de Quem não ouviram falar? Isto é básico e lógico também, uma vez que para crermos, precisamos tomar conhecimento dos fatos. Não poderemos nunca crer em Jesus Cristo, como acontece com muitos, se nunca tivermos ouvido falar dEle. Como invocarão Aquele em Quem não creram? Logo, a fé vem pelo ouvir; e o ouvir pela palavra de Deus.

Andando sobre as águas ou afundando ?

Uma das coisas que mais me têm chamado a atenção com relação à salvação pela fé tem sido a resposta que muitas vezes ouço quanto à pergunta: "Você é salvo?". Antes de continuar a leitura, pense qual pode ser a resposta a esta pergunta vinda de uma pessoa salva.

Surpreendentemente, já ouvi diversas respostas como:

  • Eu acho que sou.
  • Não sei, só depois da morte é que eu poderei saber.
  • Ninguém ainda pode dizer se é salvo ou não.
Ora, pela definição escritural de fé, nenhuma destas respostas é dada por um salvo, porque a fé é certeza e convicção. A fé não é "eu acho", e muito menos "eu não sei"; pelo contrário, a fé é "eu tenho certeza" e "eu tenho convicção". Alguns acham que afirmar desta forma é presunção; contudo, não sabem que presunção se refere somente à esperança que não é fundamentada em fatos, e não à convicção que é baseada nos fatos.

"Eu acho" é o mesmo que "eu não tenho certeza". Não ter certeza é dúvida, e não fé.

"Não sei" é o oposto de "estar convicto". Não estar convicto é dúvida, todavia não é mas  fé.

Os que realmente estão salvos são os que respondem SIM a esta pergunta. Um puro SIM, com certeza e com convicção sobre o fato, tendo, obviamente crido em JESUS CRISTO.
Por outro lado, quem diz ter convicção de sua salvação sem ter crido em Jesus cristo, é claro, se encontra em crendice de religião e engano de soberba, procurando criar uma realidade particular para si próprio, e muito ´perigosa

"Qual será a forma que estamos praticando nossa fé? será que estamos convictos da salvação, ou ainda estamos em ternas dúvidas de que somos escolhidos para reinar com o senhor nos céus? reflitamos sobre o assunto e procuremos entender o que de fato é ter FÉ.......



Angrey!!!









0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial