11 de jul. de 2010

Amor "eros" e amor "ágape"

Este estudo sobre o amor os dois contrastes mais surpreendentes entre o amor humano, "eros", e o dom sublime, "ágape". Ao começar a apreciar algo da grandeza e glória do "ágape", à luz da maior revelação do Novo Testamento, é inevitável que perguntemos: O coração do ser humano pode compreender o verdadeiro "ágape"? Acaso não somos incapazes de algo assim?
A resposta é: Somos incapazes, exceto se aprendermos com Cristo.

"O eros ama a si mesmo. Vem como bagagem padrão no coração de todo ser humano, inclusive dos pagãos. É exaltado hoje tanto quanto foi nos tempos de Platão e dos filósofos que eram seus contemporâneos."

1. Como a Bíblia expõe a pessoa que ama a si mesma? Mateus 16:22-24

R-: “E Pedro, tomando-O de parte, começou a repreendê-Lo, dizendo: Senhor, tem compaixão de Ti; de modo nenhum Te acontecerá isso. Ele, porém, voltando-Se, disse a Pedro: Para trás de Mim, Satanás, que Me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens. Então disse Jesus aos Seus discípulos: Se alguém quiser vir após Mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-Me.”

2. Jesus nos pede para cultivar ou fomentar este amor a si próprio? Mateus 22:37-40

R-: “E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.”

Nota: Jesus ensinou o amor a Deus e ao próximo. Não ensinou o amor a si mesmo, já que é contrário a Seu princípio: “Se algum quiser vir após Mim, renuncie-se a si mesmo” (Mateus 16:24). O significado de Suas palavras é este: “Agora que você nasceu de novo através da sua fé em Mim, ame a seus semelhantes na mesma intensidade com que amava a si mesmo antes de ser convertido”.

3. Em contraste, como o ágape demonstra sua natureza? Jesus amou a Si mesmo? Era Sua prioridade a preservação de Sua própria vida? Gálatas 1:3 e 4

R-: “Graça e paz da parte de Deus Pai e do nosso Senhor Jesus Cristo, o qual Se deu a Si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de Deus nosso Pai”.

4. Qual é o conselho de Deus? Romanos 15:1-5

R-: “Mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação. Porque também Cristo não agradou a Si mesmo, mas, como está escrito: Sobre Mim caíram as injúrias dos que Te injuriavam. Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança. Ora, o Deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus.”

5. No que consiste o “gozo do teu Senhor” em que temos que entrar? João 15:11; Mateus 25:21; João 6:38

R-: “Tenho-vos dito isto, para que o Meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo.” “E o seu Senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor.” “Porque Eu desci do céu, não para fazer a Minha vontade, mas a vontade d'aquele que Me enviou.”


“Não é o temor do castigo, ou a esperança da recompensa eterna, que leva os discípulos de Cristo a segui-Lo. Contemplam o incomparável amor do Salvador revelado em Sua peregrinação na Terra, da manjedoura de Belém à cruz do Calvário, e essa visão dEle atrai, abranda e subjuga o coração. O amor desperta na alma dos que O contemplam. Ouvem-Lhe a voz e seguem-nO.”

Angrey!!!

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial