26 de jun. de 2010

Hermenêutica

A palavra "hermenêutica" vem do verbo grego hermēneuein e significa:
 declarar, anunciar, interpretar, esclarecer e, por último, traduzir. tornada compreensível ou levada à compreensão.

Compreensão do termo: Hermenêutica

Existem os que defendem que o termo deriva do nome de um deus chamado Hermes.( deus esse  da  mitologia grega)  O certo é que este termo originalmente exprimia a compreensão e a exposição de uma sentença "dos deuses", a qual precisa de uma interpretação para ser apreendida corretamente.

Encontra-se desde os séculos XVII e XVIII o uso do termo no sentido de uma interpretação correta e objetiva da Bíblia. Spinoza é um dos precursores da hermenêutica bíblica.

Outros dizem que o termo "hermenêutica" deriva do grego ermēneutikē que significa:
 ciência, técnica que tem por objeto a interpretação de textos poéticos ou religiosos, especialmente da Ilíada e da Odisséia; interpretação do sentido das palavras dos textos; teoria, ciência voltada à interpretação dos signos e de seu valor simbólico.

Hermes é tido como patrono da hermenêutica por ser considerado patrono da comunicação e do entendimento humano

A hermenêutica geral deveria ser capaz de estabelecer os princípios gerais de toda e qualquer compreensão e interpretação de manifestações lingüísticas. Onde houvesse linguagem, ali aplicar-se-ia sempre a interpretação. E tudo o que é objeto da compreensão, é linguagem

Quatro distinções básicas foram estabelecidas por Scheleiermacher. 

1-A distinção entre compreensão gramatical, a partir do conhecimento da totalidade da língua do texto ou discurso,

2-A compreensão técnica ou psicológica, a partir do conhecimento da totalidade da intenção e dos objetivos do autor. Segundo, a distinção entre compreensão divinatória e comparativa:

3-A Compreensão comparativa: Se apóia em uma multiplicidade de conhecimentos objetivos, gramaticais e históricos, deduzindo o sentido a partir do enunciado.

4-A Compreensão divinatória: Significa uma adivinhação imediata ou apreensão imediata do sentido de um texto.

Hermenêutica Teológica:

A hermenêutica teológica, porém, mais do que hermenêutica bíblica, é uma hermenêutica da fé cristã e de sua práxis de vida. ( praxis: em seu sentido amplo, é a atividade humana em sociedade e na natureza.)

A teologia hermenêutica, no sentido amplo da palavra, é a práxis interpretativa de uma representação soteriológica da realidade. (soteriologia é o estudo da salvação humana) cuja necessidade de redenção articula essa à luz da realidade salvífica do testemunho bíblico.

.